terça-feira, 5 de março de 2013

As colônias Inglesas


As colônias Inglesas


A Inglaterra foi o país que mais colonizou territórios. Foi o maior império em extensão de terras continuas  do mundo.
Dentre essas colônias destacam-se os Estados unidos, Canadá, África do sul, Austrália, Egito, Índia, entre outros.
Algumas dessas colônias obteve grandes desenvolvimentos, e hoje são consideradas pelo IDH ( Índice de Desenvolvimento Humano) um dos países mais desenvolvido do mundo. Temos como exemplo os Estados Unidos, que é a maior potência econômica do mundo, com o PIB(Produto Interno Bruto) estimado em mais de US$ 15,094 trilhões de dólares (2011), o seu IDH equivale a 0,910 (4º do mundo).
Mas nem todas essas colônias foram bem desenvolvidas, por exemplo, África do sul. Um país considerado assolado por uma grande pobreza e uma grande miséria que nele se instalou. Seu IDH equivale a 0,619 (2011), taxa de natalidade 18,87% e a de mortalidade 18,42%, o que mais se destaca é a taxa de mortalidade infantil 44,8 por mil nascimentos, que reflete as péssimas condições de vida que os habitantes desse país tem.
Percebe-se que a pesar de ambos países serem colonizados pela Inglaterra tem situações diferentes de desenvolvimentos. Isso implica que as conseqüências de colonização depende muito da intenção do país, seja ela exploração ou povoamento. 






Stefany Feltz e Aline Leivas.


4 comentários:

  1. Concordamos que depende do local onde está sendo colonizado, por exemplo, Estados Unidos tinha o mesmo clima da Europa, por isso foi colonizado de outra forma, como colônia de povoamento.

    Ester Caroline, Igor Fiorin, Jéssica Conceição e Thatiany Chagas

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Só o Brasil que estuda isto ainda! Colônia de povoamento e colono de exploração. Todos as colônias tiveram escravidão, no caso dos EUA, por exemplo: prisioneiros era levados para trabalharem como escravos. Depois dá Escócia perder para Inglaterra, muitos soldados foram levados para trabalharem como escravos. A Austrália era uma ilha prisão, como costumavam chamar.

      As colônias que hj, estão bem são formados, em maioria, de pessoas de outras nacionalidades, que lutaram contra a Inglaterra. Já que os cargos altos e de estados só eram dados aos Ingleses com títulos.
      Não tem como comparar com o Brasil. O Brasil teve um golpe republicano,o imperador foi expulso durante a madrinha, assim como os acordos sujos são feitos pelos Políticos nos dias de hj. a independência foi proclamada pela monarquia. Já os EUA, teve uma GUERRA SANGRAMENTA CONTRA A INGLATERRA. A Inglaterra mudou sua relação com as outras colônias depois dá independência dos EUA, por medo de grande revolta.

      No BR houve uma república ilegal, instalada com o único desejo dá elite e não pela vontade do povo como nos EUA.
      Dom Pedro II, foi velado por toda Europa quando morreu. Tem homenagens nos EUA, França, Itália, Inglaterra e até Portugal. A república Brasileira nem sequer publicou uma nota nos jornais.
      Uma vídeo aula das histórias que não é contatada no BR.

      https://www.youtube.com/shared?ci=aR3FxN3OECg

      Excluir
  2. Concluímos que a forma de colonização da Inglaterra, teve uma grande importância para a situação de cada país atualmente que foram colonizados pelos ingleses. Estados Unidos e Canadá, por exemplo são considerados como países desenvolvidos no mundo atual, portanto a colonização inglesa difere da francesa e portuguesa por exemplo, sobre o fato do país colonizador não apenas suprir suas necessidades extraindo as riquezas da colônia, mas também ajudando no seu desenvolvimento.

    Carlos Eduardo, Cesar e Hélio

    ResponderExcluir
  3. Algumas colonias da Inglaterra foram bem desenvolvidas, como os Estados Unidos, que hoje é considerado uma das maiores potências do mundo, mas nem todas obtiveram o mesmo resultado.

    Brenda, Jeniffer e Mariana

    ResponderExcluir