quarta-feira, 6 de março de 2013

Colônias Portuguesas

      Portugal foi um dos colonizadores de vários países em meados do século XV e XVI.
      Alguns dos países colonizados foram Angola, Brasil, Moçambique, Timor-Leste, Cabo Verde, São Tomé e Príncipe e Guiné- Bissau.
      A maioria desse países são subdesenvolvidos.Tem muita pobreza.
      As estatísticas desses países são muito diferentes.Por exemplo, enquanto a expectativa de vida da Angola é de 42 anos, a de Cabo Verde é de 71 anos.Outra grande diferença é na taxa de mortalidade infantil, enquanto na Angola é muito alta, a cada 1000 crianças que nascem 132 morrem, em Cabo Verde é baixa, a cada 1000 que nascem 25 morrem. Porém, o nível de alfabetização de todos são altos, estão acima de 50 %.
      Dentre todos os países colonizados por Portugal, o Brasil é o mais desenvolvido, com o IDH (Índice de Desenvolvimento Humano) de 0,718.
       Portanto, para que a taxa de mortalidade diminua tem que se investistir mais em saúde e para que o índice de alfabetização aumente, o governo precisa investir mais em educação. Uma parte maior do PIB (Produto Interno Bruto) tem que ser investidos nessas áreas.




Ester Caroline Rubim Zardini, Jéssica Conceição Monteiro, Igor Fiorin Lirio, Thatiany Chagas Stellitano Lira - 3º EM

6 comentários:

  1. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  2. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  3. Com a colonização portuguesa nota-se que grande parte dos países colonizados são subdesenvolvidos, e a expectativa de vida varia com a mortalidade infantil de acordo com as condições dos países.

    Brenda, Jeniffer e Mariana.

    ResponderExcluir
  4. Com o seguinte relato, podemos perceber que as colônias Portuguesas não foram muito bem desenvolvidas. Mas também não podemos generalizar. Temos a conclusão de que o País que colonizou não é culpado por esses países serem bem desenvolvidos ou não, cada país tem sua situação econômica, tem sua localização e isso pode ser aspectos que levam ou não a serem subdesenvolvidos.

    Stefany Feltz e Aline Leivas

    ResponderExcluir
  5. A não poderia deixar de citar que o trabalho ficou ótimo. Parabéns!

    ResponderExcluir
  6. Concluímos que a colonização portuguesa que visou apenas a exploração das colonias não se importando com o desenvolvimento sócio-econômico interno.Assim esses prejudicando o crescimento desses países que futuramente conseguiram sua independência.

    Cesar, Carlos Eduardo e Hélio

    ResponderExcluir