quarta-feira, 6 de março de 2013

Colônias Francesas


  A França teve grande participação no processo de colonização da maioria dos países do continente africano, como por exemplo: Tunísia, Argélia, Costa do Marfim, Camarões, Senegal, Mali e Nigéria.
   Atualmente esses países que foram colônias da França, não apresentam um bom índice de IDH, podemos citar a Costa do Marfim que apresenta 0,460 pontos no seu IDH que é considerado baixo, não muito diferente dos outros países.
   A situação desses países é refletida em seus baixos índices de expectativa de vida como na Costa do Marfim que é em média de 50,4 anos, mortalidade infantil 87,5/mil nascidos e o índice de alfabetização de 67,9% e isso se identifica na atual realidade dessas colônias francesas. Levando em comparação, os países: Camarões, Costa do Marfim e Argélia com os respectivos PIBs de 8,7 bilhões, 32,860 bilhões e 217,2 bilhões, com média de população entre eles de 15,3 milhões de habitantes, notamos que a renda das pessoas desses países é baixa, deixando claro a situação precária da economia e a miséria da população.
   Portanto podemos concluir que a colonização francesa teve como foco a exploração dos recursos naturais em geral, não preocupando-se com as situações internas das colônias, por isso a situação atual desses países é refletida em extrema miséria, baixo desenvolvimento, baixa expectativa de vida e alto índice de mortalidade infantil.    


Hélio, Carlos Eduardo e Cesar.

2 comentários:

  1. Os países colonizados pelos franceses tem como situação atual de extrema miséria e baixo índice de IDH por conta da exploração de recursos naturais,e não se preocupar com o desenvolvimento desses países.

    Brenda, Jeniffer e Mariana

    ResponderExcluir
  2. Parabéns, ficou ótimo.
    Percebemos as colonizações francesas não foram bem desenvolvidas. A França não soube administrar essas colônias corretamente, de modo que elas se desenvolvessem, pensavam só na exploração e não no desenvolvimento das colônias.

    Stefany Feltz e Aline Leivas

    ResponderExcluir