quarta-feira, 6 de março de 2013

Colonias Holandesas


Em 1581, a Holanda, que até então era dominada pela Espanha, proclamou a sua independência. Em 1602 surgiu a Companhia de Comércio das Índias Orientais, e em 1621 surgiu a Companhia de Comércio das Índias Ocidentais, para resistir ás imposições espanholas. E a partir daí, os holandeses iniciaram de fato os seus processos de expansão marítima. 
No Oriente Médio, atingiram porções do Império luso-espanhol. Entre os anos de 1630 e 1654, ocuparam as regiões da Bahia e Pernambuco no Brasil, tomando posse da produção açucareira e dos lucros do tráfico negreiro. Em 1654, após as Batalhas de Guararapes os holandeses foram obrigados a deixar o território brasileiro, e foram se instalar na Guiana e nas ilhas de Aruba, Bonaire e Curaçao, as Antilhas, onde desenvolveram a produção açucareira e mantiveram como seu território até hoje. Na América do Norte, atingiram o vale do Hudson, onde foi criada a colônia Nova Amsterdã, que eventualmente se tornaria a cidade de Nova York. Atualmente os holandeses estão satisfeitos com a situação em que vivem.


A Holanda possui diversos recursos naturais que constituem sua economia entre eles estão o gás natural petróleo e carvão. Sua economia é desenvolvida em todos os setores. Seu setor primário é baseado na horticultura e na floricultura com o uso de estufas e a produção de laticínios, seu setor secundário as indústrias metalúrgica, alimentar e do tabaco são as suas principais fontes de rendimento, além do encorajamento do crescimento de industrias como a aeronáutica e automotiva, e seu setor terciário se destaca pela Bolsa de Valores de Amsterdam



Luiz Cláudio Gobbi, Nayara Buffon, Marcos Gabriel Kapitzky

Um comentário:

  1. Este negoço n ajudou muito.Eu precisava das ex colonias holandesas

    ResponderExcluir